sexta-feira, 20 de abril de 2012

Uma tal de ferritina

Fiz vários exames semana passada. Queria entender porque passo um pouco mal quando faço atividades físicas intensas. Sinto tontura, fraqueza e tudo escurece. Como não fazia um check-up a anos resolvi ir ao medico e pedir um encaminhamento para esses exames. Quase tudo vai muito bem, hemograma, colesterol, ferro, B12, glicose  etc etc. Mas a ferritina apareceu muito baixa.

Porque raios estou com deficiência de ferritina e o ferro está normal? Ferritina quem é vc? Fui estudar..

Logo descobri que ferritina é uma proteína globular que estoca ferro e é encontrada em todas as nossas células, principalmente no fígado. Descobri também que é possível ter o necessário de ferro no sangue e pouca ferritina e isso pode ser um começo de anemia. Isso acontece pois a ferritina libera no sangue os estoques de ferro para  a formação dos glóbulos vermelhos e diminuindo assim os seus níveis. Se os estoques de ferro não forem repostos, logo a quantidade de ferro no sangue diminui e a anemia acontece.

Diante disso, queria saber o que além dos clichês  feijão, beterraba e fígado deveria comer. Achei uma lista de alimentos ordenados pela quantidade de ferro e  ”pasmem”, o alimento mais rico é Ca-ne-la! No ranking, tem uma variedade muito grande de alimentos, e muitos “não-carnes” entre os mais ricos em ferro. Me chamou a tenção a farinha láctea, soja, cacau e damasco entre os primeiros.

A correria do dia-a-dia acaba fazendo agente negligenciar a alimentação, mas os resultados do esforço diário pra ter uma alimentação saudável vão sendo percebidos ao longo da vida. O cuidado com o que comemos é expresso no nosso corpo e cuidar do corpo é básico nessa existência.

 E ressaltando o que já está mais que provado, é possível viver bem comendo pouca ou nenhuma carne.

2 comentários:

  1. Adorei o post Té! Capricha aí na alimentação, eu tenho carência de B12. Injeção todo mês, mas levo na boa. Valeu pelas dicas. Saudades!! bjos

    ResponderExcluir
  2. Então, nem tudo é só anemia né. Legal que essa lista tem itens sem carne, viu. Beijo.

    ResponderExcluir