sábado, 6 de agosto de 2011

Sábado, salmão e salada

Hj testei uma receita que vi na TV, Jamie Oliver na GNT. 

Não sei por que ainda confio na minha memória, e não anotei a receita, então não fiz exatamente igual. É uma receita de Salmão, temperado com limão, gengibre, pimenta e cebola e shoyu. Pra quem gosta de comida picante. Pra acompanhar, uma salada de alface americana, com manga e castanha de caju e arroz branco. 

Fazia tempo que não ficava tão satisfeita com o resultado dos experimentos culinários!

Salmão asiático



Ingredientes:
300g de filé de salmão com pele
1/2 cebola
1 limão
Pimenta fresca
Gengibre ( um pedaço de mais ou menos 5 cm de comprimento e uns 2 de largura)
1/2 xícara de shoyu.

Modo de fazer:
Tire as escamas do salmão, raspando a pele com uma faca de serrinha na diagonal. É simples, rapidinho sai tudo.

Corte o salmão em pedaços de aproximadamente 100g cada. Faça dois cortes rasos ( de 1 cm de profundidade) no lado do filé com a pele.

Bata todos os outros ingredientes no liquidificador e coloque em uma travessa de tamanho suficiente para acomodar todos os pedaços sem sobrar muito espaço. Coloque os pedaços de salmão com a pele para cima e regue com um pouco do tempero. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos em fogo 
médio.
                                  Ao colocar o salmão na travessa, o tempero sobe, quase cobrindo os filés

                                  Depois de assado, a pele do salmão fica tostadinha e sai com facilidade.


Salada



Ingredientes:
 Castanha de caju (se não tiver castanhas inteiras, pode ser triturada mesmo)
Alface americana
Manga

Modo de fazer:
Coloque as castanhas em uma frigideira quente para tostar. Vá chacoalhando a frigideira pra não queimar. Coloque 2 colheres cheias de mel  e desligue depois de um minuto.

O Jamie Oliver fez com broto de feijão e usou coentro para temperar. Como eu não tinha Broto de feijão e não suporto coentro, usei alface americana, e temperei com shoyu, vinagre balsâmico e azeite. 

Misture a manga cortada em tiras com o alface, as castanhas e o tempero. 

Bom apetite!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Boas Novas

Faz tanto tempo que não posto aqui, faz tanto tempo que não cozinho. Estive em Curitiba pro Congresso de Herpetologia, que a propósito foi muito bom, excelentes palestras, ótimas companhias, voltei até mais animada com a vida e o trabalho. O tour gastronômico foi muito válido: pierogi  da feirinha de domingo, cebola do outback, chop submarino no alemão, caldo de abóbora com alho poro servido no pão italiano, panqueca no mercado municipal....  tudo delícia!


                                            Cebola delícia do outback (Foto: Liliana Piatti)

                                      Mania que curitibano tem de beber Kaiser...(Foto: Liliana Piatti)

                      "Se os tres mosqueteiros eram quatro, pq o quarteto fantástico não pode ser cinco"( Foto: Liliana Piatti)

Então vamos ao que interessa, receita: Penne com brócolis ao molho branco


Essa vai pra Japa que me hospedou em Curitiba. Espero que ela arrume um jeito de fazer no microondas.
É uma receita é básica, né? mas os toques finais é que dão uma cara mais especial, no caso, leite de coco e o queijo gouda. É prático, rápido, gostoso e charmoso

Ingredientes:
Macarrão Penne
Brócolis
Queijo gouda
Leite de coco
Manteiga
Bacon (se quiser)
Leite
Cebola
Noz-moscada
Farinha
Açúcar e sal
As quantidades ficam por sua conta. Dizem que um pacote de macarrão de 500g rende 5 porções. Eu sou super comilona e acho isso exagero, não minha opinião da pra umas 7.


Modo de fazer:
Para o molho, pique a cebola em pedaços pequenos e frite na manteiga até ela ficar dourada e murchinha, acrescente noz-moscada, sal e açúcar a gosto (eu acho o açúcar bem importante aqui, pode colocar a mesma quantidade de sal, ou até um pouquinho mais, sem medo, que não vai ficar doce não). Quando eu fiz, acabei colocando leite de coco demais e não ficou bom, então acho que pra um litro de leite, meia garrafinha de leite de coco é mais que suficiente. Pra engrossar, use farinha. Dissolva a farinha no leite e passe por uma peneira antes de colocar no molho pra não empelotar. A quantidade de farinha é o suficiente pra dar espessura de molho e vai depender da de leite, então vá colocando aos poucos se tiver dúvida. Depois de colocada a farinha, mexa até engrossar.

Enquanto isso, cozinhe o brócolis no vapor, cozinhe o macarrão e rale o queijo. Se for usar bacon pique em pedaços pequenos e frite até sumir a gordurinha e ficar crocante.

Depois do tudo pronto monte no prato da seguinte maneira: o penne primeiro, seguido pelo molho, queijo e o brócolis (e o bacon).

Bom apetite!