segunda-feira, 28 de maio de 2012

Um quiche pra amanhã..


Eu não sei seguir receita. Até pego algumas de inspiração mas acabo sempre mudando boa parte dela. Dae eu não anoto, e nunca mais faço igual. Por isso, esse blog tem funcionado como uma espécie de base de dados para minhas experiências culinárias. Então quando quero lembrar como fiz algum prato eu verifico se a receita está por aqui.
Esse quiche ficou espetacular. De sabor e aparência.  Desses que eu nunca mais faria igual. Então para evitar que essa bela receita se perca em minha memória aí vai.

Quiche Verde

Por anos eu insistia em fazer massa de empadão e quiche usando só farinha e manteiga. Teimosamente resistia a usar ovos, até que descobri que a massa fica mais leve e menos seca e quebradiça se usa-los.

Tinha umas folhas de couve abandonadas na geladeira e resolvi encorpora-las e fazer uma massa verde. Assim, bati meia folha de couve em 100g de margarina ( mas também pode ser manteiga ) no processador até  que ela ficasse verdinha. Adicionei um ovo batido fui acrescentando farinha de trigo, amassando com a mão, até que desse liga e massa ficasse firminha e macia.

Olha que coisa linda!



Para o recheio usei uma abobrinha pequena ralada, com casca e tudo. Bati uns 3 dentes de alho no processador (ou picado miudinho) e adicionei a abobrinha com um pouco de sal. Enquanto a abobrinha pegava o tempero, quebrei 3 ovos  em uma tigela e misturei a 1/3 de caixinha de creme de leite.
Então misturei a abobrinha aos ovos com creme de leite, adicionei cebolinha e azeitonas picadas, coloquei tudo sobre a massa, cobri com três fatias de mozarela e levei ao forno.



Depois de assado, a massa perdeu um pouco do verde da couve, mas ficou bonita do mesmo jeito. Pensei em fazer da próxima vez com beterraba na massa, acho que vai conservar melhor a cor depois de assado.

Os: Se falta um pouco de massa pra forrar a sua forma, vá adicionando mais manteiga e farinha...

4 comentários:

  1. Nem que não fosse gostoso, lindo esse quiche já é. Eu não colocaria azeitona, e pensei que deve ficar 1 delicia com alho poró! Teteh super criativa.
    Fico feliz que o blog seja um espacinho pra você guardar suas receitinhas viu. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A azeitona deu um toque mto especial, mas como vc não gosta não precisa por.Nossa, com alho poró deve ficar demais!
      Eu que fico feliz, e sou eternamente grata por vc ter feito esse bloguinho lindo p mim =D!

      Excluir
  2. Nossa.. que máximo esse quiche. Acho que preciso de um processador pra tentar fazer igual! haha.. Depois que eu comprar o processador vou tentar fazer com a farinha de trigo integral e vou optar pela sugestão da Dai, com alho poró! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stéphane, vc pode tentar fazer no liqui msm! Use farinha integral e margarina q é mais light. Vc pode tentar colocar o iogurte no lugar do creme de leite, talvez de certo..

      Excluir