quinta-feira, 3 de maio de 2012

Soja amiga


A "carne" de soja não parece carne e nem pretende, ainda bem. O interessante é que além de ser uma fonte protéica ela fornece a possibilidade de preparar alguns pratos a base de carne, sem carne. Tipo strogonoff, bobó, lasanha bolonhesa, chilli..

Não é naturalmente gostosa, não tem bom cheiro e nem bom aspecto. Mas existe todo um processo de ferver e escorrer que resolve parte do problema. Depois vem a etapa mais importante: temperar bem!

Tenho evitado a "carne" de soja pois ando meio enjoada.. mas esses dias me deu vontade de comer alguma coisa gostosa, meio porcaria, meio saudável.... e lembrei do Hamburguer de soja. Como os que vendem no mercado tem gosto de ração, sempre faço o meu.

Então fiz o sanduíche com direito a queijo cheddar, alface americana, picles e molho no pão com gergelim, como na propaganda!

Hamburguer de soja



Pra fazer o hamburguer vai precisar de proteína texturizada de soja (PTS) ou carne de soja granulada pequena, tem em qualquer mercado. Ferva por alguns minutos a proteína e escorra toda a água. O PTS parece uma esponjinha e absorve muita água, então é necessário espremer com as mãos. Adicione cebola picada e tempere com o que quiser. Sempre uso shoyu e desta vez também usei, chimichurri e páprica picante.

Adicione farinha de trigo e amasse com a mão até dar liga suficiente para fazer os disquinhos de hambúrguer ( Se tiver farinha de rosca caseira, pode usar metade dela e metade de trigo). Então é só fritar em uma frigideira de teflon com um pouco de azeite. O Hamburguer vai parecer meio molengo, mas quando estiver fritando ele endurece, encorpa e o gosto da farinha some. Essa massinha também serve pra fazer almondegas fritinhas, fica muito bom!

Para acompanhar: meu molho especial! 5 colheres de maionese, 2 colheres de molho barbecue, 1 colheres de catchup, 1 colher de mostarda com curry. A mostarda com curry é essa da Hemmer, gente é incrível!








5 comentários:

  1. Aaai que postzinho legal! a melhor receita de hamburguer de soja que comi até hoje foi a sua Teteh. E o mais legal é que dá pra congelar, fica ótimo. Bifinho a parmegiana com esse hamburguinho também fica lindo!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. Não tem receita na verdade, o segredo é temperar bem! Fica muito bacana colocar um pouco de gergelim no meio tbm.
    Essa de ter a massinha pronta é ótima. Ela dura uns 3 dias na geladeira, mas tbm dá pra fazer os hamburgueres no papel aluminio e congelar! a parmegiana, huuuum! e frito que nem bolinho então...! Vamos combinar de fazer um dia,Dadá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou parceira de fazer gratinado a parmegiana que falei aí heinnnnnnnnnnnnnnnn =DD

      Excluir
  3. melhor hamburguer de soja de todos os tempos, sem dúvida! esse sanduba tava delicia de maaais

    ResponderExcluir
  4. Que vontade!! saudades dos seus rangos...

    ResponderExcluir